SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Perdas de solo, água, carbono orgânico e nutrientes por erosão hídrica em diferentes cultivos e savana natural no norte da AmazôniaCompósitos de MnO2-levedura de pão como biossorvente de verde Malaquita: uma abordagem ambientalmente amigável para a remoção de corante de solução aquosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

QUINATTO, Jessica et al. Avaliação da qualidade da água de um rio urbano utilizando o conceito de carga de poluentes: o caso do Rio Carahá (Lages, Brazil). Rev. Ambient. Água [online]. 2019, vol.14, n.1, e2252.  Epub 07-Jan-2019. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2252.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água do Rio Carahá no município de Lages (Brasil), utilizando o conceito de carga de poluentes e comparar a representação dos resultados com aquela expressa por meio do índice de qualidade da água. Para este estudo foram selecionados 13 pontos ao longo da calha do rio e realizadas 8 coletas durante o período de 16 meses. As análises realizadas envolveram os parâmetros necessários para o cálculo do índice de qualidade da água (IQA). Foram ainda realizadas medições de vazão, o que possibilitaram a realização do cálculo da carga poluidora. Os resultados do IQA mostraram que a pontuação varia entre 24,95 para a nascente, chegando a 40 no exutório da bacia, classificando a água de “péssima” a “ruim”. O cálculo da carga orgânica demonstrou uma adição constante de poluentes ao rio, o que demonstra que a qualidade da água é continuamente degradada. Esta informação não foi possível de ser obtida analisando-se somente o IQA, o qual apresentou uma qualidade praticamente constante a partir do ponto 4. Desta forma, para o rio Carahá, a utilização do cálculo da carga constitui-se em uma ferramenta de avaliação da poluição que pode trazer informações mais adequadas para a gestão de deste recurso hídrico.

Palavras-chave : carga poluidora; índice de qualidade da água; rio urbano; vazão..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )