SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Avaliação da qualidade da água de um rio urbano utilizando o conceito de carga de poluentes: o caso do Rio Carahá (Lages, Brazil)Tratamento de águas residuárias utilizando processo de adsorção em coluna para fins agrícolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

SANTOS, Bruna Assis Paim dos et al. Compósitos de MnO2-levedura de pão como biossorvente de verde Malaquita: uma abordagem ambientalmente amigável para a remoção de corante de solução aquosa. Rev. Ambient. Água [online]. 2019, vol.14, n.1, e2254.  Epub 07-Jan-2019. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2254.

Neste estudo, compósitos de MnO2-levedura de pão, produzidos pela oxidação direta da levedura com KMnO4 sob condições ácidas, foram usados como biossorvente para remover o corante trifenilmetano verde Malaquita (VM) de solução aquosa. Os parâmetros que influenciam o processo de adsorção tais como pH, tempo de contato, temperatura, concentração inicial do corante e concentração do biossorvente foram avaliados em experimentos de bancada. As condições ótimas de descoloração foram observadas em pH 10 e concentração de biomassa igual a 1,0 g L-1. Os resultados de remoção do corante foram ajustados ao modelo cinético de pseudo segunda ordem. O processo de adsorção foi descrito pelo modelo isotérmico de Langmuir e a capacidade máxima de biossorção foi estimada em 243,9 mg g-1 (na temperatura de 25°C). Os valores negativos de ∆G° e valores positivos de ∆H° indicaram que a biossorção do VM pelo compósito MnO2-levedura é espontâneo e endotérmico. A técnica de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier indicou que nanopartículas de MnO2 depositadas na superfície do compósito MnO2-levedura facilitaram a adsorção do VM. Concluiu-se que o compósito MnO2-levedura de pão possui potencial para ser usado como adsorvente na remoção de VM de solução aquosa.

Palavras-chave : biossorção; modelos isotérmicos e cinéticos; modelo termodinâmico..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )