SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Compósitos de MnO2-levedura de pão como biossorvente de verde Malaquita: uma abordagem ambientalmente amigável para a remoção de corante de solução aquosaEstudo da quantificação do medicamento Azitromicina no solo, pela técnica de Infravermelho com o Transformada de Fourier (IFTR) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

SALES, Flávia Rhuana Pereira et al. Tratamento de águas residuárias utilizando processo de adsorção em coluna para fins agrícolas. Rev. Ambient. Água [online]. 2019, vol.14, n.1, e2178.  Epub 04-Fev-2019. ISSN 1980-993X.  http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2178.

A água é um recurso essencial para vida, de extrema relevância para o ecossistema e encontra-se com várias problemáticas, entre elas a escassez. Por conta disso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de propiciar a reutilização da água residuária da Estação de Tratamento de Água de Gramame para fins agrícolas. Assim, foi realizada a investigação qualitativa e quantitativa deste efluente, por meio da caracterização deste, considerando os parâmetros físicos e químicos, em que os resultados obtidos foram comparados com a legislação vigente, resolução CONAMA nº 357/2005. Após este processo, o carvão ativado do mesocarpo do coco-da-baía, material adsorvente, foi preparado e testado em um sistema de filtração em coluna com fluxo contínuo e entrada ascendente, na qual, o efeito da cinética foi avaliado. Com isso a técnica foi avaliada correlacionando os valores reduzidos na adsorção em relação a concentração inicial do efluente, obtendo redução de 50% na dureza, 87,5% em cloretos e 66,6% na acidez, estes resultados contribuíram na adequação do potencial hidrogeniônico (pH), redução abrupta de cor e turbidez. Com isso, vislumbra-se ofertar esta técnica de tratamento para qualificação do efluente no âmbito agrícola com segurança e adequação para o homem e o meio ambiente. A eficiência do substrato adsorvente, foi verificada correlacionando-a com o modelo isotérmico de Thomas.

Palavras-chave : processo de adsorção; qualidade de água; substrato adsorvente..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )