SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5Modelagem hidrológica e hidrodinâmica sub-diária em bacias de resposta rápida: Rio Una (Pernambuco/Brasil)Avaliação de sistemas de água geridos por comunidade em áreas rurais do Espírito Santo, Brasil, utilizando a ferramenta SIASAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

BRITO, Cleiton Fernando Barbosa et al. Eficiência fotoquímica em plantas de abacaxi sob irrigação com água. Rev. Ambient. Água [online]. 2020, vol.15, n.5, e2564.  Epub 14-Set-2020. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2564.

São escassos estudos que determinem as características fisiológicas do abacaxizeiro, em condições de campo, irrigadas com água de qualidade inferior. Assim, objetivou-se avaliar eficiência fotoquímica em abacaxizeiro ‘Pérola’ irrigado com água salina no semiárido baiano. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com cinco tratamentos representados pelas lâminas de irrigação: 100% da ETc com água de condutividade elétrica (CEa) de 0,75 dS m-1 e 50, 75, 100 e 125% da ETc com aplicação de água de CEa de 3,6 dS m-1. As leituras da fluorescência da clorofila “a” foram realizadas durante 13 meses através de fluorômetro de luz modulada, em todos os tratamentos. Verificou-se que a eficiência quântica (Fv/Fm) variou ao longo do ciclo do abacaxizeiro com valores abaixo do ideal, principalmente, no final do ciclo. As variáveis rendimento quântico do fotossistema II (Yield), dissipação fotoquímica (qP), dissipação não-fotoquímica (NPQ) e taxa de redução de fluorescência (RFd) não foram influenciadas pelas lâminas de irrigação avaliadas. Portanto, a utilização da energia nos processos fotossintéticos de plantas de abacaxizeiro não são influenciados pela irrigação com lâminas de água salina com condutividade elétrica de 3,6 dS m-1.

Palavras-chave : Ananas comosus; Fluorescência da clorofila; plantas CAM; salinidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )