SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número6Desempenho de filtros lentos de areia no pós-tratamento de efluente do polo têxtil do estado de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ambiente & Água

versão On-line ISSN 1980-993X

Resumo

BACK, Álvaro José; CADORIN, Sabrina Baesso  e  GALATTO, Sérgio Luciano. Chuvas intensas e equações IDF para o estado de Alagoas, Brasil. Rev. Ambient. Água [online]. 2020, vol.15, n.6, e2544.  Epub 16-Nov-2020. ISSN 1980-993X.  https://doi.org/10.4136/ambi-agua.2544.

As equações IDF tem importante aplicação em diversas áreas da engenharia como nos projetos de drenagem urbana, na modelagem hidrológica e em projetos de conservação do solo. Este trabalho teve como objetivo analisar as séries de máximas anuais e ajustar as equações IDF para 44 estações pluviométricas do estado de Alagoas, Brasil. Foram ajustados os parâmetros da distribuição de Gumbel e da distribuição Generalizada de Valores Extremos. A avaliação da aderência dos dados observados às distribuições de probabilidade bem como a seleção da melhor distribuição foi baseada nos testes de Kolmogorov-Smirnov e Anderson-Darling, ao nível de significância de 5%. A distribuição GEV com parâmetros obtidos pelo método dos L-Momentos foi considerada a melhor em 73% das estações pluviométricas. As equações IDF estimadas apresentaram um bom ajuste, com coeficientes de determinação acima de 0,991. As intensidades de chuvas máximas têm variação espacial acompanhando as zonas climáticas do estado. As equações ajustadas permitem estimativa da intensidade da chuva com duração de 5 minutos a 24 horas e período de retorno de 2 a 100 anos, com erro padrão de estimativa inferior 6,83 mm h-1.

Palavras-chave : drenagem; probabilidades; recursos hídricos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )