Acessibilidade / Reportar erro

A LINGUAGEM DA COLABORAÇÃO CRÍTICA NO DESENVOLVIMENTO DA AGÊNCIA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM SERVIÇO1 1 Este texto é resultado de pesquisa apoiada pelo CNPq.

RESUMO:

Objetiva-se, neste artigo, discutir a linguagem da colaboração crítica no desenvolvimento da agência (EDWARDS, 2005EDWARDS, A. Relational agency: learning to be a resourceful practioner. International Journal of Educational Research, Oxford, v.43, n.3, p.168-182, 2005., 2007EDWARDS, A. Relational agency in professional practice: a CHAT analysis. Actio: an International Journal of Human Activity Theory, [S.l.], n.1, p.1-17, 2007.; YAMAZUMI, 2007YAMAZUMI, K. Human agency and educational research: a new problem in activity theory. Actio: An International Journal of Human Activity theory, [S.l.], n.1, p.19-39, 2007.; ENGESTRÖM, 2007ENGESTRÖM, Y. Putting Vygotsky to work: the change laboratory as an application of double stimulation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J.W. (Ed.). The cambridge companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p.363-382., 2008ENGESTRÖM, Y. Weaving the texture of school change. Journal of Educational Change, [S.l.], v.9, p.379-383, 2008., 2009ENGESTRÖM, Y. The future of activity theory: a rough draft. In: SANNINO, A.; DANIELS, H.; GUTIÉRREZ, K. (Ed.). Learning and expanding with activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p.303-328., 2011ENGESTRÖM, Y. From design experiments to formative interventiopns. Theory & Psychology, [S.l.], v.21, n.5, p.598-628, 2011.; ENGESTRÖM; SANNINO, 2011ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Dicursive manifestations of contradictions in organizational change efforts: a methodological framework. Journal of Organizational Change Management, Bradford, v.24, n.3, p.368-87, 2011. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/09534811111132758>. Acesso em: 15 dez. 2015.
http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplu...
; VIRKKUNEN, 2006aVIRKKUNEN, J. Hybrid agency in co-configuration work. Outlines, [S.l.], n.1, p.61-75, 2006a., 2006bVIRKKUNEN, J. Dilemmas in building shared transformative agency. Activités Revue Électronique, [S.l.], v.3, n.1, p.43-66, 2006b.) de professores de Ensino Médio em serviço, tomando-se como contexto de pesquisa o projeto de formação de professores, LEDA – Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas, realizado em escola pública de município da Grande São Paulo. Metodologicamente, está ancorado na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2009MAGALHÃES, M. C. C. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In: SCHETTINI, R. H. et al. (Org.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross, 2009. p.53-78., 2011MAGALHÃES, M. C. C. Pesquisa crítica de colaboração: escolhas epistemometodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.13-39., 2012MAGALHÃES, M. C. C. Vygotsky e a pesquisa de intervenção no contexto escolar: pesquisa crítica de colaboração: PCCol. In: LIBERALI, F. C.; MATEUS, E.; DAMIANOVIC, M. C. (Org.). A teoria da atividade sócio-histórico-cultural e a escola: recriando realidades sociais. Campinas: Pontes, 2012. p.13-26.), caracterizada como pesquisa de intervenção com foco na desencapsulação e transformação da aprendizagem escolar, e organizado em encontros quinzenais com 6 professores de diferentes áreas do conhecimento, 1 coordenadora pedagógica da área de Linguagem e 4 pesquisadores da área da Linguística Aplicada. Os encontros de formação focalizam as relações entre os participantes a partir da discussão sobre práticas didático-pedagógicas. Com base na análise dos dados coletados por meio de videogravação, resultados preliminares ressaltam mudanças na significação atribuída pelos participantes a respeito das práticas didático-pedagógicas realizadas em sala de aula e indicam posicionamentos assumidos pelos professores participantes de modo consciente e teoricamente fundamentado, caracterizando o desenvolvimento de agência relacional e transformativa, bem como a emergência de uma prática profissional responsiva.

PALAVRAS-CHAVE:
Colaboração crítica; Pesquisa crítica de colaboração; Agência relacional; Agência transformativa

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br