SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Functional evaluation of two dehydrated anchovy (Engraulis anchoita) Protein basesPhycocyanin, tocopherol and ascorbic acid in the prevention of lipid oxidation in jerked beef author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Food Technology

On-line version ISSN 1981-6723

Abstract

DANTAS, Sílvia Tondella et al. Influência da danificação mecânica de embalagens metálicas na interação com o produto acondicionado: creme de leite. Braz. J. Food Technol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 294-300. ISSN 1981-6723.  http://dx.doi.org/10.4260/BJFT2011140400035.

O consumo de alimentos provenientes de latas que apresentem danos mecânicos, como amassamentos, não é recomendado por órgãos de vigilância sanitária e de proteção ao consumidor, justificando-se a possibilidade de contaminação de metais que podem migrar da estrutura da lata para o alimento. Entretanto, é necessário levantar informações que forneçam embasamento técnico e científico para discutir a possibilidade ou não de consumo de alimentos provenientes de latas amassadas, principalmente quando se considera a quantidade de pessoas no Brasil e no mundo que não tem acesso à alimentação segura. Diante disso, neste trabalho foram estudadas latas de folha de flandres contendo creme de leite, submetidas a três condições controladas de amassamento e também sem amassamento e estocadas durante um ano a 35 ºC. Foram realizadas avaliações visuais da superfície da lata, acompanhamento da pressão interna e quantificação dos metais ferro, estanho e cromo no produto. Ao final do estudo pode-se considerar que este tipo de alimento estava apto ao consumo mesmo estocado nas latas com amassamento estudadas.

Keywords : lata amassada; corrosão; interação alimento [embalagem]; metais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese