SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Elaboration of gluten-free bread enriched with the microalgae Spirulina platensisPackage deformation profile as a function of the variation in effective pressure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Food Technology

On-line version ISSN 1981-6723

Abstract

FIGUEIRA, Ricardo et al. Análise isotópica (δ13C) e legalidade em suco e polpa de caju. Braz. J. Food Technol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 317-324. ISSN 1981-6723.  http://dx.doi.org/10.4260/BJFT2011140400038.

Os objetivos deste trabalho foram utilizar o método de análise isotópica para quantificar o carbono do ciclo fotossintético C3 em suco reconstituído e polpa de caju comerciais e mensurar o limite de legalidade, baseado na legislação brasileira, para identificar as bebidas que não estão em conformidade com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os sucos foram produzidos em laboratório, conforme a legislação brasileira. Também foram produzidos sucos adulterados com quantidade de açúcar de cana acima do limite mínimo permitido pelo MAPA. Na análise isotópica, foi mensurado o enriquecimento isotópico relativo dos sucos e das polpas de caju e também das suas frações - sólidos insolúveis e açúcar purificado. Com esses resultados, foi estimada a quantidade de fonte C3 por meio da equação da diluição isotópica. Para determinar a existência de adulteração foi calculado o limite de legalidade de acordo com a legislação brasileira. Sete produtos comerciais de caju (suco e polpa) foram analisados. Quatro deles não estavam em acordo com as normas do MAPA. A metodologia de análise isotópica do carbono (13C/12C), baseada nos metabolismos fotossintéticos C3 e C4, mensurou com eficiência a quantidade de fonte C3 dos sucos e polpas de caju comerciais. O limite de legalidade possibilitou identificar as bebidas que estavam em desacordo com a legislação brasileira.

Keywords : qualidade; limite de legalidade; carbono-13; IRMS; Anacordium occidentale.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese