SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Decomposição de amostras de cerveja com sistema de refluxo para determinação monoelementar por F AAS/AES e determinação multielementar por MIP OESManejo da solução nutritiva sobre a qualidade pós-colheita de tomate salada fertirrigado em areia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

DOMICIANO, Carla Gonçalo et al. Rótulos de barras alimentícias: comportamento do consumidor e veracidade de informações disponíveis. Braz. J. Food Technol. [online]. 2018, vol.21, e2016131.  Epub 27-Nov-2017. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.13116.

A busca por alimentos de alto valor nutritivo, convenientes, de baixo valor calórico e que possuam características sensoriais agradáveis e com benefícios à saúde faz da barra alimentícia um produto promissor no setor de alimentos, já sendo considerada pelo senso comum como alternativa saudável. Assim, este trabalho teve como objetivos: (i) avaliar o interesse e a forma de entendimento dos consumidores em relação às informações veiculadas nos rótulos de alimentos; (ii) determinar os hábitos de consumo, e (iii) determinar a quantidade de açúcares totais em barras alimentícias comerciais dos tipos comuns, diet e light, de forma a confirmar a veracidade das informações disponíveis nos rótulos destes produtos e correlacioná-las com as percepções dos consumidores sobre este produto. Quanto ao consumo de barras alimentícias, pode-se perceber que grande parte da amostra em estudo consome este produto e, apesar de a maioria considerar este um produto saudável pela alegação de ser rico em fibras e cereais, mesmo com o conhecimento da presença de açúcar, a conveniência e a praticidade são os principais motivos que são levados em consideração no momento da compra. Pode-se concluir ainda que variáveis sócio demográficas, como sexo, idade, renda e escolaridade, influenciaram em padrões e comportamentos de consumo relacionados ao tema avaliado. Já a quantificação de açúcar nas barras alimentícias comerciais dos tipos comuns, diet e light indicou que os produtos avaliados podem se enquadrar na categoria de alimentos com quantidade intermediária a alta de açúcar. Os resultados encontrados para as barras diet são ainda mais preocupantes, pois, para todas as marcas avaliadas, as concentrações de açúcar obtidas confirmam o não atendimento às legislações em vigor.

Palavras-chave : Conhecimento do consumidor; Informação nutricional; Teor de açúcar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )