SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Perfil sensorial e avaliação do grau de aceitação de pães produzidos com inulina e oligofrutoseAvaliação da influência de características sensoriais e do conhecimento nutricional na aceitação do chá-mate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Food Technology

versão On-line ISSN 1981-6723

Resumo

FERRI, Glaucia Cristina; LORINI, Irineu  e  VENTURA, Mauricio Ursi. Potencial de desenvolvimento de Lasioderma serricorne (Fabricius, 1792) (Coleoptera: Anobiidae) em dietas contendo soja. Braz. J. Food Technol. [online]. 2018, vol.21, e2016007.  Epub 18-Jan-2018. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.0716.

Lasioderma serricorne é uma praga cosmopolita, com grande potencial de adaptação a uma variedade de produtos alimentares de origem vegetal. Está sendo encontrada em soja armazenada, causando preocupação aos armazenadores. Este trabalho buscou determinar o potencial de adaptação de L. serricorne em produtos à base de soja, estudando o desenvolvimento deste inseto em diferentes dietas contendo soja e avaliando o número e a intensidade de adultos emergidos, e a duração do período de ovo até adulto. Os insetos foram submetidos às seguintes dietas: 1) grão de soja inteiro + grão de soja quebrado (proporção de 3:2); 2) farinha de soja + levedo de cerveja (proporção de 5:1); 3) farinha de soja + gérmen de trigo + levedo de cerveja (proporção de 5:2:1); e 4) fubá + gérmen de trigo + levedo de cerveja (proporção 5:2:1). Para avaliar a sobrevivência de adultos, foi acrescentado um tratamento controle, sem alimento. Ficou evidenciado que a espécie L. serricorne é um inseto que se desenvolve e completa o ciclo biológico em dietas contendo soja, podendo se tornar uma praga com importância econômica em alimentos. A dieta que apresentou o melhor desempenho na produção de adultos de L. serricorne foi a que continha farinha de soja + gérmen de trigo + levedo de cerveja, com um pico de emergência dos adultos aos 49 dias após a postura, iniciando-se aos 42 dias e se prolongando até os 73 dias após a postura. Adultos de L. serricorne sobreviveram por até 38 dias na ausência de alimento, porém somente de 20 a 22 dias em dietas à base de grãos e farinha de soja, gérmen de trigo, levedo de cerveja e fubá.

Palavras-chave : Dietas para Lasioderma serricorne; Pragas de grãos armazenados; Soja armazenada; Biologia de insetos; Contaminação de alimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )