SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Pasting properties of raw and extruded cowpea cotyledons floursPhysicalchemical and sensorial characterization of ‘Isabel’ grape juices in cuts with different varieties produced in the Rio do Peixe-SC region-Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Food Technology

On-line version ISSN 1981-6723

Abstract

BORGES, Rafael Mesquita; ALENCAR, Ernandes Rodrigues de; COSTA, Ana Maria  and  JUNQUEIRA, Nilton Tadeu Vilela. Aspectos físico-químicos de genótipos de Passiflora alata Curtis. Braz. J. Food Technol. [online]. 2020, vol.23, e2019188.  Epub July 03, 2020. ISSN 1981-6723.  https://doi.org/10.1590/1981-6723.18819.

O maracujá-doce (Passiflora alata Curtis) produz frutos comercializados para consumo in natura com aroma agradável, baixa acidez e elevados teores de sólidos solúveis totais. Objetivou-se com este trabalho avaliar aspectos físico-químicos de frutos obtidos dos diferentes genótipos de P. alata. Foram avaliados os frutos de 14 genótipos previamente selecionados. Avaliaram-se o rendimento de polpa com e sem sementes, a composição química, teores de potássio e de sódio, pH, acidez total titulável, teor de sólidos solúveis totais, ratio, teores de compostos fenólicos e de flavonoides e cor. O experimento foi delineado em blocos casualizados (DBC) com quatro repetições. Foi realizada análise de variância e posteriormente teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade. Os genótipos 2, 5, 6, 7, 11, 13 e 14 se destacaram pelos maiores valores de ratio, sendo superiores a 11,0. Por outro lado, os genótipos 2, 3, 5, 7, 8, 9, 11, 12 e 13 apresentaram rendimento de polpa com semente acima de 18,0%. No que se refere aos compostos bioativos, destacaram-se os genótipos 1 e 7, em função dos teores de compostos fenólicos e de flavonoides, respectivamente. Os genótipos, obtidos a partir das seleções, demonstram a alta variabilidade na composição química da polpa e no conjunto de aspectos físicos e químicos do maracujá-doce.

Keywords : Maracujá-doce; Qualidade; Rendimento de polpa; Composição química; Cor; Compostos bioativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )