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Trabalho, Educação e Saúde

On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

CYRINO, Antonio Pithon et al. O projeto "Cuidando do Cuidador": a experiência de educação permanente em saúde do Centro de Saúde Escola de Botucatu. Trab. educ. saúde [online]. 2004, vol.2, n.2, pp.367-380. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/S1981-77462004000200010.

A experiência aqui relatada nasce de crises e tensões presentes no cotidiano de trabalho de um serviço de atenção primária à saúde. Surge, também, do esforço em transformar esse conflito em 'cuidado' dirigido ao conjunto da equipe. Para tanto, duas vivências que se estruturam para responder a tais desafios conformaram um projeto mais amplo de educação permanente em saúde, o "Cuidando do cuidador". Essa iniciativa buscou mobilizar e fazer circular valores e sentimentos que, usualmente, são pouco considerados em processos de educação no trabalho. Ao dar visibilidade a estas dimensões intersubjetivas, foi possível tornar presentes questões essenciais para pensar o papel de cuidador de que deve estar investido o profissional de saúde. Com o uso de recursos sociodramáticos em diferentes espaços do projeto, viabilizou-se, ainda, um movimento de sensibilização que se inicia no profissional e em sua identidade como pessoa, passa pelo reconhecimento do outro (colega de trabalho e paciente) e chega a um coletivo mais amplo, o institucional. O desenvolvimento do projeto ajudou a entender que a humanização de nossos serviços exige, igualmente, reconhecer que nós, cuidadores, também somos frágeis e humanos.

Keywords : educação permanente em saúde; humanização; relação profissional de saúde-paciente; cuidado em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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