SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Quality of life of/at work: a political and polysemic conceptLife, health and work: a discussion about quality of work life in a scenario of precariousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trabalho, Educação e Saúde

On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

ARAUJO, José Newton Garcia de. Qualidade de vida no trabalho: controle e escondimento do mal-estar do trabalhador. Trab. educ. saúde [online]. 2009, vol.7, n.3, pp. 573-585. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000300011.

Este texto tenta fazer eco à desconstrução dos programas de QVT, na ótica do artigo da professora Valquíria Padilha. O ponto de partida são as considerações de Castoriadis (1997), relativas à 'racionalidade' do capitalismo que, fundada na conformidade entre meios e fins, não se interroga sobre a própria racionalidade desses fins, supostamente inquestionáveis. Relembra-se também aqui a atualidade das análises de Marx sobre o modo de produção capitalista e seu sistema de trocas, fundado na mais-valia e que faz da alienação a essência do trabalho. Tal modo de produção continua sendo uma fonte permanente de acidentes, doenças e mortes no trabalho, fazendo milhões de vítimas, anualmente, em todo o planeta. As relações entre capital e trabalho se traduzem em um conflito inconciliável, que os ideólogos da gestão de recursos humanos tentam, no entanto, 'desconhecer' ou ocultar. As sucessivas inovações tecnológicas estão orientadas, segundo Castoriadis, para a redução e posterior eliminação do homem, nos processos de produção, embora isso só seja parcialmente possível. Assim sendo, a 'racionalidade' da gestão dos recursos humanos deve recorrer a sucessivas estratégias de manipulação-sedução do trabalhador, através dos recorrentes modismos gerenciais, entre os quais se inserem os programas de QVT.

Keywords : capitalismo; racionalidade; adoecimento no trabalho; recursos humanos; QVT.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese