SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Training in psychology and the appropriation of the focus on primary health care in Fortaleza, CearáValues attributed to work and expectations for the future: how young people position themselves? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trabalho, Educação e Saúde

On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

MIELKE, Fernanda Barreto; KANTORSKI, Luciane Prado; OLSCHOWSKY, Agnes  and  JARDIM, Vanda Maria da Rosa. Características do cuidado em saúde mental em um CAPS na perspectiva dos profissionais. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp. 265-276. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000200006.

Neste estudo qualitativo, subprojeto da pesquisa "Avaliação dos CAPSs da região sul do Brasil", temos o objetivo de conhecer as características do cuidado em saúde mental oferecido por um centro de atenção psicossocial (CAPS) na perspectiva de seus profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais. Utilizou-se a análise temática, emergindo dos dados três temáticas. Neste artigo, destacamos a temática intitulada 'caracterização do cuidado em saúde mental prestado pelos profissionais do CAPS'. As características do cuidado em saúde mental advindas das entrevistas foram autonomia do usuário, que, juntamente com a questão da alta do serviço, deve ser mais desenvolvida; atendimento centrado especificamente na doença como herança do tratamento hospitalar; e preocupação da equipe com a implementação de práticas psicossociais inclusivas e cidadãs.

Keywords : saúde mental; assistência à saúde; serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese