SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Community health agents perceptions and motivations about the labor process in Teresina, PiauíPermanent education in health services: a study on the experience gained in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

SCHIMITH, Maria Denise; SIMON, Bruna Sodré; BRETAS, Ana Cristina Passarella  and  BUDO, Maria de Lourdes Denardin. Relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.3, pp.479-503. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000300008.

Apresenta-se uma revisão integrativa sobre estudos que abordam as relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde. Objetivou-se identificar os aspectos pesquisados no cotidiano dos serviços acerca dessas relações. A coleta foi realizada nas bases Lilacs e Pubmed segundo os descritores: acolhimento; relações profissional-família; relações profissional-paciente; humanização da assistência; e a palavra 'vínculo' associada ao descritor Sistema Único de Saúde. Selecionaram-se 290 estudos publicados entre 1990 e 2010. Por meio da análise temática, foram criados cinco núcleos de sentido: a relevância da confiança na relação profissional-usuário; sentimentos e sentidos na prática do cuidado; a importância da comunicação nos serviços de saúde; modo de organização das práticas em saúde; e (des)colonialismo. Identificou-se que as relações estabelecidas nas práticas de saúde têm uma dimensão transformadora. No entanto, permanece o desafio de humanizar os serviços de saúde. A enfermagem se destaca na produção do conhecimento nessa temática.

Keywords : enfermagem; acolhimento; humanização da assistência; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License