SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Continuing education with community health agents: a proposal for care of asthmatic childrenHospital class: coordination between health and education as an expression of the NHS' policy of humanization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trabalho, Educação e Saúde

On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

GOLDSCHMIDT, Irene Leonore. O teatro de Augusto Boal e a educação profissional em saúde. Trab. educ. saúde [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 61-69. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100004.

O presente artigo discute as possibilidades da inserção do teatro na educação profissional em saúde, tendo como referência a proposta estética e pedagógica de Augusto Boal. A concepção de politecnia, ao defender para a formação dos trabalhadores uma integração entre trabalho, ciência e cultura, abre espaço para novas possibilidades nesse campo. Autores como Paulo Freire, na educação, e Augusto Boal, no teatro, convergem para a perspectiva de construção, por parte dos trabalhadores, de uma cultura e estética próprias, que reflitam sua concepção de mundo. Buscamos pensar de que forma as proposições teatrais de Augusto Boal podem ser apropriadas para o campo da educação em saúde, tentando estabelecer afinidades e relações entre essas duas práticas, dentro da ótica de uma educação para os trabalhadores da saúde que lhes propicie uma formação humana para além daquela requerida de forma mais imediatista pelo mercado de trabalho.

Keywords : teatro; Augusto Boal; educação em saúde; formação humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese