SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2CAPITALISM AND THE ONTOLOGY OF BIOETHICS:THE FAMILYPHYSICIANWORKPROCESS IN ITALYACTION OF COMMUNITY HEALTH AGENTS AND LIVEWORK IN ACT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

RODRIGUES, Marcia Renata  and  BRETAS, Ana Cristina Passarella. O ENVELHECIMENTO NO TRABALHO NA PERSPECTIVA DE TRABALHADORES DA ÁREA DE ENFERMAGEM. Trab. educ. saúde [online]. 2015, vol.13, n.2, pp.343-360.  Epub Apr 28, 2015. ISSN 1678-1007.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00034.

Este estudo qualitativo objetivou compreender os significados que os trabalhadores da enfermagem atribuem ao próprio processo de envelhecimento no mercado de trabalho, identificando implicações na saúde individual e familiar. Foi utilizado o método da história oral temática, com vinte trabalhadores da enfermagem de hospital público na cidade de Marília, São Paulo. Na análise, emergiram três categorias: história do trabalho na vida, história sobre saúde e adoecimento no e/ou pelo trabalho e história do envelhecimento no e/ou pelo trabalho. Depreendemos que o trabalho ocupa lugar de destaque; além de garantir a subsistência, propicia a participação na sociedade. Encontramos relatos de insatisfação com o trabalho, relacionada principalmente à maneira como ele está organizado. Concluímos que o trabalho continua sendo uma atividade importante durante toda a vida, e o ambiente e a forma como o trabalho está organizado influenciam no processo de envelhecimento. O grande desafio para a enfermagem é formular proposições que impliquem real melhoria da condição dos seus trabalhadores.

Keywords : envelhecimento; trabalho; saúde; enfermagem; recursos humanos de enfermagem no hospital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )