SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2TRABAJO DOCENTE Y SALUD DE LAS MAESTRAS DE EDUCACIÓN INFANTIL DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL, BRASILSOBRE FISIOTEAPIA Y SUS RECURSOS TERAPÉUTICOS: EL GRUPO COMO ESTRATEGIA COMPLEMENTARIA A LA REHABILITACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Trabalho, Educação e Saúde

versión impresa ISSN 1678-1007versión On-line ISSN 1981-7746

Resumen

WARMLING, Cristine Maria; ROSA, Evelise Klein da; PEZZATO, Luciane Maria  y  TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. COMPETÊNCIAS DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE SAÚDE BUCAL E O VÍNCULO COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.575-592.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00116.

O estudo teve por objetivo descrever o perfil sociodemográfico, de trabalho e formação de auxiliares e técnicos em saúde bucal com atuação no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas as informações relatadas por 255 auxiliares e técnicos de saúde bucal que participaram do Congresso Rio-Grandense de Odontologia realizado em 2010 e 2012. A pesquisa utilizou-se de um questionário escrito, estruturado e autoaplicável, organizado em três blocos temáticos com as seguintes categorias: identificação (sexo, idade, estado civil, estado/cidade, renda, habilitação, vínculo e inscrição conselho/sindicato), formação (estabelecimento, duração, incentivo/dificuldades de atualização/formação) e processo de trabalho (competências e atribuições profissionais). Os resultados encontrados demonstraram que diferenças no processo de trabalho entre os auxiliares e técnicos de saúde bucal determinadas pelo vínculo de trabalho com o Sistema Único de Saúde estavam concentradas nas atribuições das competências de promoção e prevenção de saúde. Também se verificou que as atribuições das competências de organização do ambiente de trabalho e de atendimento clínico de saúde bucal conferem maior identidade ao trabalho desses profissionais, independentemente do vínculo. O estudo alerta para a sobreposição das competências e atribuições realizadas pelos auxiliares e técnicos de saúde bucal.

Palabras clave : saúde bucal; competência profissional; recursos humanos; saúde da família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )