SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Trabajo, racionalización y emancipación: de Marx al Marxismo, y vueltaFormación para el sus: un análisis sobre las concepciones y prácticas pedagógicas en salud colectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Trabalho, Educação e Saúde

versión impresa ISSN 1678-1007versión On-line ISSN 1981-7746

Resumen

LISBOA, Edgar Andrade et al. Conselhos locais de saúde: caminhos e (des)caminhos da participação social. Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.679-698.  Epub 15-Ago-2016. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00013.

Este estudo analisou a criação e a implantação dos conselhos locais de saúde no município de Anchieta, no estado do Espírito Santo. Buscou-se identificar os fatores que apoiaram ou limitaram a sua efetiva participação no contexto do Sistema Único de Saúde local. Por meio de abordagem qualitativa, realizaram-se 13 entrevistas com os conselheiros. Utilizou-se a análise de conteúdo, evidenciando três categorias trabalhadas neste texto: Ser ou não ser conselheiro de saúde? Eis a questão!; O não pertencimento e a não participação; e Conselhos locais de saúde: elos, meios e mediações. Concluiu-se que os conselheiros enfrentam grandes dificuldades que acabam por desvirtuar os caminhos desejados da participação social no âmbito do Sistema Único de Saúde. Por isso, é imprescindível que haja vontade política, apoio à participação efetiva e programas de educação para a cidadania dos atores envolvidos nesses fóruns, para que assim possam exercer de forma plena seu papel.

Palabras clave : Sistema Único de Saúde; participação social; conselhos de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )