SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1TEN YEARS OF PERMANENT EDUCATION AS A HEALTH EDUCATION POLICY IN BRAZIL: A STUDY OF THESES AND DISSERTATIONSFAMILY HEALTH STRATEGY AND THE RATIONAL USE OF MEDICATIONS: WORK OF THE COMMUNITY AGENTS OF THE MUNICIPALITY OF PALMAS (TO) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

SCHIMITH, Maria Denise et al. PRECARIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: IMPACTOS EM SANTA MARIA (RS). Trab. educ. saúde [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.163-182.  Epub Jan 05, 2017. ISSN 1678-1007.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00038.

O estudo teve por meta compreender o processo de implantação e acompanhamento da Estratégia Saúde da Família em um município do Rio Grande do Sul, utilizando como metodologia a pesquisa qualitativa. Foram entrevistados 16 gestores e analisadas fontes documentais no período de agosto de 2011 a maio de 2012. O material foi submetido à proposta operativa de análise. Verificou-se que a primeira gestão da Estratégia desencadeou um processo efervescente para transformar uma realidade considerada fragmentada e insuficiente, tendo optado por terceirização na contratação dos trabalhadores, participação da comunidade e educação permanente. A segunda gestão optou por fortalecer as unidades de pronto atendimento, sem a participação do controle social. Apareceram como fragilidades da Estratégia a gestão do trabalho e as escolhas da gestão municipal. A reestruturação da atenção básica, objetivo da Estratégia, foi postergada. Como conclusão, identificou-se a complexidade de se fazer gestão municipal do Sistema Único de Saúde e sedimentar a atenção básica como porta preferencial dos cidadãos.

Keywords : gestão em saúde; recursos humanos em saúde; Estratégia Saúde da Família; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )