SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3DISTRIBUCIÓN GEOGRÁFICA DE LA FORMACIÓN EN FISIOTERAPIA EN BRASIL: CRECIMIENTO DESORDENADO Y DESIGUALDAD REGIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Trabalho, Educação e Saúde

versión impresa ISSN 1678-1007versión On-line ISSN 1981-7746

Resumen

CHESANI, Fabiola Hermes; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa; CUTOLO, Luiz Roberto Agea  y  NUNES, Rosa. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA: ESTUDO DE CASO. Trab. educ. saúde [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.931-950. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00074.

O objetivo geral do estudo foi investigar limites e possibilidades da aprendizagem baseada em problemas na formação do fisioterapeuta. O estudo caracterizou-se como pesquisa de natureza qualitativa, com os dados coletados por meio de entrevistas e questionários realizados com docentes e discentes de um curso de fisioterapia, além de observações em sala de aula. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os três blocos temáticos definidos a priori trataram da concepção do processo saúde-doença, percepção e enfoque do currículo. Por fim, indicamos como limites na formação do fisioterapeuta a percepção do processo saúde-doença, falta de bases teóricas, falta de participação dos alunos, diferença de personalidades e estudo individualizado. As potencialidades apontadas relacionam-se a: boa comunicação, trabalho em conjunto promovendo habilidades profissionais, interajuda e discussão de assuntos, como a integração dos conteúdos e o estudo independente. Este trabalho apresentou indícios de que nas formações investigadas há mais limites do que possibilidades no que se refere à formação de um profissional mais crítico, reflexivo e humanista. Ainda reconhecemos a possibilidade do Problem-Based Learning como prática pedagógica em prol de uma formação mais humana e crítica.

Palabras clave : formação profissional; aprendizagem baseada em problemas; fisioterapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )