SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3EL TRABAJO EN LA ESTRATEGIA SALUD DE LA FAMILIA Y LA PERSISTENCIA DE LAS PRÁCTICAS CURATIVISTASLA PARTICIPACIÓN DE INSTITUCIONES DE ENSEÑANZA SUPERIOR PRIVADAS EN LA FORMACIÓN EN SALUD EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Trabalho, Educação e Saúde

versión impresa ISSN 1678-1007versión On-line ISSN 1981-7746

Resumen

DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal et al. CURSO PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICO-POLÍTICA NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO PARTILHADA. Trab. educ. saúde [online]. 2018, vol.16, n.3, pp.997-1015.  Epub 02-Ago-2018. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00141.

A graduação universitária das áreas da saúde vem sendo debatida quanto às necessidades de mudanças curriculares em torno dos princípios do Sistema Único de Saúde, entre outros temas. Dentre os desafios apontados, está o da superação da formação tecnicista e operacional e a ampliação da capacidade de reflexão crítica do aluno sobre as determinações históricas e políticas da saúde. O texto analisa o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica a partir do curso para a Formação Histórica e Política de Estudantes de Graduação das Áreas da Saúde, atividade extensionista desenvolvida na modalidade semipresencial em nível nacional, apoiada pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. No presente artigo, foi analisada a experiência vivenciada no curso ocorrido de março a dezembro de 2014. O desenvolvimento do curso apoiou-se na concepção teórica e metodológica da construção compartilhada do conhecimento, orientada pelo campo da Educação Popular e Saúde. O artigo apresenta: histórico e processo de construção do curso, projeto político-pedagógico, material didático-pedagógico e contribuições e questões, com apontamentos sobre potenciais desdobramentos futuros em processos formativos na área da saúde.

Palabras clave : formação em saúde; trabalho em saúde; projeto político-pedagógico; diretrizes curriculares; sociedade e saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )