Pedagogia do Oprimido (1968) |
As relações homens-mundo, os temas geradores e o conteúdo programático desta educação (PF) |
Condições |
Situação-limite Ato-limite Percepção crítica |
Exemplos |
Libertação dos oprimidos |
A significação conscientizadora da investigação dos temas geradores. Os vários momentos da investigação (PF) |
Condições |
Consciência máxima possível Soluções praticáveis despercebidas Percepção crítica Processo educativo |
Ação cultural para a liberdade e outros escritos (1975) |
Ação cultural e reforma agrária (PF) |
Condições |
Percepção crítica Situação-limite |
O papel educativo das Igrejas na América Latina (PF) |
Exemplos |
Libertação dos oprimidos na sociedade de classe |
Conscientização e libertação: uma conversa com Paulo Freire (PF) |
Condições |
Práxis Situação dialética |
Sentidos |
Futuridade a ser construída |
Paulo Freire ao vivo (1983) |
O aspecto metodológico (WS) |
Condições |
Passagem da consciência mágica para a crítica Homem como construtor do mundo |
Sentidos |
Projeto a ser realizado Utopia e não utopismo |
O embasamento filosófico (AV) |
Condições |
Práxis Ação-reflexão |
Exemplos |
Rapaz possível para ter um relacionamento |
Sentidos |
Criação de algo concreto, novo e possível para as condições atuais e locais |
3º Conferência – 07/11/80 (PF) |
Exemplos |
Democracia |
Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido (1992) |
Prefácio (LB) |
Sentidos |
Inédito |
Seções ‘Primeiras palavras’ e ‘Pedagogia da esperança’ (PF) |
Condições |
Postura esperançosa Luta pela superação dos obstáculos Leitura do mundo possibilita a decifração crítica da situação-limite Inédito viável demanda dos sujeitos a luta por ele Ação articulada dos sujeitos históricos |
Sentidos |
Metáfora |
Exemplos |
Imigrantes, imersos na situação-limite de uma anestesia história, não podiam divisar o inédito-viável |
Notas explicativas (AMAF) |
Sentidos |
Coisa inédita, ainda não conhecida e vivida, mas sonhada |
Condições |
Tornar-se um percebido destacado Síntese de todos os elementos presentes em Pedagogia do Oprimido Percebido-destacado deve passar a ser um tema-problema que precisa ser enfrentado (discutido e superado) |
À sombra desta mangueira (1995) |
Esperança (PF) |
Exemplos |
Camponeses e intelectuais mecanicistas ou pós-modernos são fatalistas por não vislumbrarem a possibilidade de inéditos viáveis devido à crença na presença de obstáculos insuperáveis |
Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos (2000) |
Apresentação (AMAF) |
Condições |
Amor Indignação Esperança |
Exemplos |
Democracia como um projeto inédito viável |
Pedagogia dos sonhos possíveis (2001) |
Prefácio – Pedagogia dos Sonhos Possíveis: a arte de tornar o possível impossível (ALSF) |
Sentidos |
Proposta prática de superação de aspectos opressores da realidade |
Condições |
Sonhar coletivamente sonhos possíveis se constitui com a denúncia da realidade excludente e anúncio de possibilidades de mudança que gera o compromisso das possibilidades de concretização Inédito viável está no campo das possibilidades e não das certezas Alternativa construída coletivamente |
Pedagogia da tolerância (2005) |
Apresentação (AMAF) |
Exemplos |
Mudança da ‘cara da escola’ como inédito viável |
Pedagogia da solidariedade (2009) |
Algumas palavras ou considerações em torno da Conferência de Paulo Freire (AMAF) |
Condições |
Atos criadores banhados nos sonhos possíveis Possíveis amanhãs pela luta de hoje Processo pedagógico precisa ser vivido e não imposto |
Exemplos |
PF, por meio da problematização, buscava dar concretude aos inéditos viáveis Democracia como um inédito viável a ser construído |