SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1LA CULTURA SOBRE LA SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD: DISTINCIONES ENTRE CATEGORÍAS PROFESIONALESESTRÉS OCUPACIONAL EN LOS MEDIOS IMPRESOS: UNA PERSPECTIVA DE CHRISTOPHE DEJOURS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Trabalho, Educação e Saúde

versión impresa ISSN 1678-1007versión On-line ISSN 1981-7746

Resumen

ROCON, Pablo Cardozo et al. ACESSO À SAÚDE PELA POPULAÇÃO TRANS NO BRASIL: NAS ENTRELINHAS DA REVISÃO INTEGRATIVA. Trab. educ. saúde [online]. 2020, vol.18, n.1, e0023469.  Epub 11-Nov-2019. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00234.

Neste artigo, é realizado um mapeamento da produção científica sobre o acesso à saúde pela população transexual pós-2008, ano importante para a saúde trans no Brasil, no qual foi criado o Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre acesso à saúde da população transexual e travesti brasileira, empregando as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, empregando-se os seguintes descritores: ‘transexualidade’, ‘transexualismo’, ‘travestismo’, ‘travesti’ e ‘transgênero’, foram selecionados 22 artigos. Considerando a produção científica analisada, constatamos inúmeros desafios ao acesso da população trans no Sistema Único de Saúde, como a discriminação, a patologização da transexualidade, a falta de qualificação dos profissionais, o acolhimento inadequado, a escassez de recursos para o financiamento de políticas e programas voltados ao combate à discriminação de origem homofóbica e trans-travestifóbica, bem como a ausência da garantia de serviços específicos – como o processo transexualizador.

Palabras clave : revisão integrativa; acesso à saúde; travesti; transexual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )