SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1ACCESS TO HEALTH BY THE TRANSSEXUAL POPULATION IN BRAZIL: BETWEEN THE LINES OF THE INTEGRATIVE REVIEWTHE PUBLIC-PRIVATE RELATIONSHIP AND THE MANAGEMENT OF WORK IN STATE HEALTH FOUNDATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

GARCIA, Átala Lotti et al. ESTRESSE OCUPACIONAL NA MÍDIA IMPRESSA: UMA PERSPECTIVA DE CHRISTOPHE DEJOURS. Trab. educ. saúde [online]. 2020, vol.18, n.1, e0023570.  Epub Nov 11, 2019. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00235.

O estresse no trabalho afeta os aspectos psicológicos, físicos e sociais do trabalhador, bem como a eficácia das organizações produtivas. O objetivo deste estudo foi compreender o estresse ocupacional na mídia jornalística sob a ótica da organização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa conduzida por análise de conteúdo de Bardin, com base nas categorias analíticas previamente definidas pela Organização Mundial da Saúde, no relatório “Work Organization & Stress”, sob a perspectiva do referencial teórico de Christophe Dejours. Foram classificadas 727 notícias que tinham como palavra-chave ‘estresse’, sendo 130 notícias específicas do tema estresse no trabalho. Dentre estas notícias, foram classificadas as categorias “Conteúdo dos Riscos do Estresse” (47) e “Contexto dos Riscos do Estresse” (59), ambas com suas subcategorias. Constatou-se que a mídia quase não tem funcionado como porta-voz dos trabalhadores a fim de cumprir seu papel social, sem estimulá-los como sujeitos sociais. Propõe-se que a mídia jornalística estimule ações que impulsionem o protagonismo dos trabalhadores, baseado na visibilidade das legislações vigentes, e aponte caminhos mais diretos para que os trabalhadores possam lutar pela garantia de direitos à saúde no combate ao estresse, com perspectiva crítica do entendimento sobre organização do trabalho e suas potencialidades na promoção da saúde.

Keywords : meios de comunicação; estresse ocupacional; jornada de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )