SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Iniciativas de organización comunitaria y COVID-19: esbozos para la vigilancia popular de la salud y del ambienteEducación a distancia en la reproducción del capital: entre la ampliación del acceso y la precarización y alienación del trabajo docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Trabalho, Educação e Saúde

versión impresa ISSN 1678-1007versión On-line ISSN 1981-7746

Resumen

SODRE, Francis. Epidemia de Covid-19: questões críticas para a gestão da saúde pública no Brasil. Trab. educ. saúde [online]. 2020, vol.18, n.3, e00302134.  Epub 28-Ago-2020. ISSN 1981-7746.  https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00302.

A epidemia de Covid-19 exigiu planejamento imediato do Ministério da Saúde brasileiro. As ações do governo mostraram contradições entre a presidência e o Ministério da Saúde. O objetivo deste ensaio é a reconstituição das ações do governo federal no enfrentamento da pandemia por Covid-19. Tais ações traduziram-se em uma política organizada em três frentes: o protagonismo dos governadores; o falso dilema entre a economia e a saúde e; a militarização do Ministério da Saúde com preenchimento dos quadros do corpo técnico por militares. Nos quatro meses iniciais após o registro do primeiro caso de Covid-19, o Ministério da Saúde saiu da linha de frente das ações e os estados conduziram as principais medidas de enfrentamento por meio da compra de materiais e serviços da iniciativa privada. Instaurou-se falsa cisão entre as medidas sanitárias e as medidas de retomada econômica. A condução da saúde pública foi repassada para militares, alterando o campo técnico-político. O modo de gerir baseado na negação da epidemia e na ausência de proposições pelo Ministério da Saúde caracterizou-se pelo abandono às medidas de proteção à saúde, objetivado na pergunta ‘E daí?’, proferida pelo presidente da república quando questionado sobre os óbitos no Brasil.

Palabras clave : Covid-19; política de saúde; saúde pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )