01 |
Disciplina |
Educação física e saúde |
CH |
30h |
OB/OP |
OB |
Ementa
|
Saúde como um fenômeno simultaneamente coletivo e individual, biológico e cultural: dimensões subjetivas, políticas, sociais, históricas. Relação entre conceitos-chave do campo e os modos de pensar/realizar o cuidado em saúde: um olhar para a educação física. Educação em saúde no espaço escolar. |
Nº
|
PPC Bacharelado 2016
|
01 |
Disciplina
|
Educação física, saúde e sociedade |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OB |
Ementa
|
Saúde e doença: conceitos e fundamentos. Fatores determinantes da saúde/doença. Teorias e modelos causais. A educação física e o pensamento social em saúde. Educação física e saúde coletiva. |
02 |
Disciplina
|
Educação física e saúde em grupos específicos |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OB |
Ementa
|
Saúde e doença: conceitos e fundamentos. Fatores determinantes da saúde/doença. Teorias e modelos causais. A educação física e o pensamento social em saúde. Educação física e saúde coletiva. |
03 |
Disciplina
|
Práticas corporais na natureza |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Estudo das práticas corporais na natureza: nomenclatura e classificações. As práticas corporais, o homem e o meio ambiente: potencialidades e adaptações. Caracterização das práticas corporais na natureza como processo pedagógico de aprendizagem no sistema não formal de ensino e como melhoria da saúde e qualidade de vida. Práticas corporais na natureza como esporte e lazer. Potencialidades de práticas corporais na natureza no Espírito Santo. |
04 |
Disciplina
|
Ritmo biológico, cronobiologia e exercício |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Introdução ao estudo da ritmicidade biológica e seus condicionantes exógenos e endógenos. O conceito da dimensão temporal dos fenômenos biológicos. As características universais e cíclicas dos ritmos biológicos. Conceitos básicos de cronobiologia, com ênfase nas aplicações ao exercício físico e à saúde humana. |
05 |
Disciplina
|
Composição corporal, exercício e saúde |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Introdução à morfologia corporal e à cineantropometria. Medidas antropométricas. Avaliação da composição corporal: princípios, técnicas, protocolos e aplicações. Somatotipia. Massa corporal, magreza e obesidade. Controle de massa corporal. Proporcionalidade corporal. |
06 |
Disciplina
|
Educação física e promoção da saúde |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Evolução e história da saúde no Brasil. Atenção primária à saúde. Promoção da saúde como paradigma da saúde coletiva na educação física: teorias, modelos e conceitos-chaves. Educação em saúde, participação comunitária/social e práticas corporais, como estratégias de promoção da saúde. Desigualdades sociais em saúde e a construção cultural dos comportamentos de risco. |
07 |
Disciplina
|
Estado, classes sociais, saúde e educação física |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Classes sociais: conceito e as contribuições teóricas clássicas. Classes sociais, exploração e história. As classes como agentes da história, da saúde e do corpo. O Estado e a estrutura de classes e ação coletiva em saúde e educação física. |
08 |
Disciplina
|
Estudos em exercício, saúde e qualidade de vida |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Significados, definições e parâmetros da qualidade de vida. Ensino de habilidades para a vida, estruturação de ambientes saudáveis e interação setorial. Possibilidades de estruturação de programas de qualidade de vida. Sedentarismo: caracterização; prevalência mundial e nacional. Relação sedentarismo, saúde e qualidade de vida. |
09 |
Disciplina
|
Exercício, saúde e envelhecimento |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Fundamentação teórica sobre o envelhecimento em suas diferentes dimensões (biológica, psicológica, social etc.), numa perspectiva multidimensional e interdisciplinar, e as implicações da prática de atividade física para a saúde e qualidade de vida. O processo de envelhecimento e as doenças crônico-degenerativas. Fundamentos da avaliação, prescrição de exercícios e treinamento físico na terceira idade. Produção do conhecimento em atividade física, saúde e envelhecimento. |
10 |
Disciplina
|
Saúde, trabalho e ginástica laboral |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
A organização do trabalho e o processo saúde/doença. Modelos interpretativos e de avaliação em saúde na relação capital-trabalho. Fundamentos teóricos da ginástica laboral. Planejamento, metodologia e prescrição de exercício físico no ambiente de trabalho. |
11 |
Disciplina
|
Biotecnologia, saúde e exercício |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Não apresenta. |
12 |
Disciplina
|
Epidemiologia, saúde preventiva e educação física |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Não apresenta. |
13 |
Disciplina
|
Estudos em gênero, etnicidade, saúde e exercício |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Não apresenta. |
14 |
Disciplina
|
Fundamentos da educação em saúde |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Não apresenta. |
15 |
Disciplina
|
DES Tópicos especiais de aprofundamento |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Apresentação de seminários por docentes e discentes do curso e por convidados, sobre temas relevantes relacionados às linhas de pesquisa do curso, a temas atuais da educação física e às dimensões de conhecimento do currículo. Participação de alunos da pós-graduação em atividades de graduação, como uma complementação da formação pedagógica de mestres e doutores. Aplicação de teorias e propostas de ensino da educação física. |
16 |
Disciplina
|
GIN Tópicos especiais de aprofundamento |
CH
|
60h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Idem à ementa da disciplina 15. |
17 |
Disciplina
|
Estágio supervisionado em educação física e saúde |
CH
|
105h |
OB/OP
|
OP |
Ementa
|
Observação, pesquisa e intervenção supervisionada, em espaços públicos e privados, nos quais há vivência e aprendizagem das diferentes práticas corporais tratadas nesse currículo de formação. Ênfase em práticas corporais para grupos diferenciados. |