SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Abuso científico do termo 'caboclo'? Dúvidas de representação e autoridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas

versão impressa ISSN 1981-8122

Resumo

MAGALHAES, Marcos Pereira. O eclipse do olhar e a invisibilidade arqueológica. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp. 93-119. ISSN 1981-8122.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222006000300005.

A arqueologia como ciência é fruto da mudança de consciência que o homem passa a ter com o advento da modernidade. Contudo, ao contrário das Ciências Sociais, sua cientificidade não está na formação da modernidade, mas é dela uma conseqüência. Por outro lado, se entendida a modernidade como clímax do Iluminismo, a pós-modernidade poderá ser encarada como o surgimento de uma realidade onde a luz encontra-se ocultada pela matéria. Realidade na qual a teoria é a base do saber virtual em ciência. A arqueologia, como a física quântica e a psicanálise, enfim, é uma das ciências que apreende a luz oculta dessa nova realidade, a luz ocultada pela história. Qual a conseqüência disto?

Palavras-chave : Iluminismo; Modernismo; História da Ciência; Arqueologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português