SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Museology-Museum and heritage, patrimonialization and musealization: environment of communion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas

Print version ISSN 1981-8122

Abstract

SCHEINER, Tereza Cristina. Repensando o museu integral: do conceito às práticas. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum. [online]. 2012, vol.7, n.1, pp. 15-30. ISSN 1981-8122.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222012000100003.

O trabalho analisa o Museu Integral (ou Museu Total) como questão no campo da Museologia, bem como as diferentes abordagens e os discursos que sobre ele se desenvolvem. Partindo da ideia de Museu como fenômeno, estabelece as convergências e divergências entre as matrizes teóricas que fundamentam os conceitos de 'museu integral', 'museu comunitário' e 'ecomuseu', e as propostas e realizações de uma prática museológica voltada para o social. Comenta sobre a tendência à mitificação da Carta de Santiago como matriz ideológica e propõe uma revisão do papel e do significado da Mesa de Santiago e das recomendações nela consignadas para a teoria e a prática da Museologia, analisando o seu desdobramento e a sua aplicabilidade nas políticas e diretrizes da Museologia - em âmbito mundial e, especialmente, na América Latina. Recomenda que se desenvolvam pesquisas e análises mais aprofundadas sobre as relações entre teoria e prática museológica na América Latina, recolocando os mencionados conceitos à luz da epistème contemporânea e das diretrizes mundiais para a cultura, o patrimônio e o desenvolvimento. Finalmente, apresenta o conceito de Museu Inclusivo - matriz teórica sintonizada com o pensamento e a ética de museus na atualidade.

Keywords : Museologia; Museu Integral; Museu Comunitário; Ecomuseu; Museu Inclusivo; América Latina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese