SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Beautiful gardens: agrobiodiversity Mebêngôkre-Kayapó in globalization times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas

Print version ISSN 1981-8122

Abstract

ZENT, Stanford  and  ZENT, Egleé. Crença, conhecimento e prática horticultural Jodï: cultivo incipiente ou integral?. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum. [online]. 2012, vol.7, n.2, pp. 293-338. ISSN 1981-8122.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222012000200003.

O artigo descreve o sistema hortícola Jodï, incluindo aspectos de conhecimento, crença e prática. As práticas hortícolas dos Jodï foram previamente caracterizadas como 'cultivo incipiente' por outros pesquisadores, mas essas práticas foram pouco descritas e documentadas. A antiguidade da agricultura nesse grupo é sugerida pela proeminência e significância de produtos e técnicas hortícolas em mitos e rituais. Nossas observações de campo mostram um sistema bastante sofisticado de manejo de plantas em roças, pomares, trilhas e clareiras naturais de floresta. Foi registrado um total de 67 espécies de plantas cultivadas, das quais 36 são utilizadas para a alimentação, 20 para fins mágicos ou medicinais e 11 para tecnologia. Os Jodï prolongam a fase produtiva de suas roças e jardins por cinco anos ou mais, por meio de sucessivos plantios-colheitas-replantios. As roças Jodï parecem ser policultivadas e possuem pelo menos cinco principais culturas: platano/banana, milho, inhame, batata doce e mandioca doce. Outra característica distintiva é o uso extensivo de clareiras naturais de floresta como zonas de cultivo. Os resultados deste estudo sugerem que, embora a prática hortícola Jodï seja bem integrada com um estilo de vida nômade e dependente da coleta, este sistema não merece ser rotulado como 'incipiente', pelo contrário, é mais integral do que foi reconhecido anteriormente.

Keywords : Horticultura; Agroecologia; Cultivo incipiente; Jodï; Guiana venezuelana; Amazônia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English