SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Profile of dentists in oral health team of a microregion of Minas Gerais, BrazilPrevalence and severity of orofacial pain in pregnant women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

OLIVEIRA, Patrícia Maria Costa de et al. Indicadores de saúde bucal da atenção básica: a compreensão e a informação registrada pelos cirurgiões-dentistas. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2014, vol.62, n.1, pp.37-45. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-8637201400010000062505.

OBJETIVO:

Conhecer o entendimento e informações fornecidas pelos cirurgiões-dentistas atuantes na Estratégia Saúde da Família do Estado do Ceará no ano de 2008 acerca dos indicadores de Saúde Bucal preconizados pelo Ministério da Saúde.

MÉTODOS:

Para isso, utilizou-se um instrumento (questionário) que foi aplicado aos cirurgiões-dentistas atuantes na Estratégia Saúde da Família do Estado, onde se indagou a respeito do conhecimento deles sobre os indicadores de Saúde Bucal e como costumavam informar as ações de Saúde Bucal que realizavam diariamente nas Unidades Básicas de Saúde da Família e nos demais espaços sociais em que atuavam.

RESULTADOS:

Observou-se que há divergências entre a interpretação dos objetivos dos indicadores e o registro dos dados relativos às ações de Saúde Bucal pelos cirurgiões-dentistas atuantes na Estratégia Saúde da Família.

CONCLUSÃO:

Há a necessidade de serem implementadas medidas de capacitação permanente para esclarecer aspectos relacionados aos indicadores de Saúde Bucal.

Keywords : Estratégia Saúde da Família; Indicadores básicos de saúde; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )