SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue2A rare presentation of multiple talon cuspsUltraconservative fixed partial denture: esthetic and preservation of dental structure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

MELO, Daniela Pita de et al. Adesão do disco da articulação temporomandibular: evidências em ressonância magnética. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2014, vol.62, n.2, pp.169-172. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372014000200000112753.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um caso clínico de adesão do disco da articulação temporomandibular à eminência articular, diagnosticada através da ressonância magnética. Paciente de 37 anos de idade, sexo feminino, com queixa de crises ocasionais de otalgia bilateral, ao longo dos últimos 2 anos. A paciente não referia dor ou ruídos articulares de qualquer natureza. Clinicamente, apresentava limitação de abertura de boca, com desvio à esquerda sem correção da trajetória ao final do movimento mandibular. A impressão diagnóstica foi de deslocamento anterior parcial, com redução, do disco articular direito; e, para o lado esquerdo, deslocamento anterior parcial, com redução, e adesão do disco articular ao componente temporal, com hipomobilidade do côndilo. A particularidade do caso descrito está justamente no fato de que além do deslocamento parcial anterior, bilateral, existia, também, uma adesão do disco no lado esquerdo. Conclui-se que o exame de ressonância magnética da articulação temporomandibular pode ser considerado o método de escolha para avaliação do posicionamento do disco articular e suas alterações morfológicas.

Keywords : Espectroscopia de ressonância magnética; Articulação temporomandibular; Disco da articulação temporomandibular.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )