SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Infiltration of Rhodamin B into three materials used as cervical barrier author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

SILVA, Claudia Maria Zarpelon et al. Um método de comparação de resistência de desgaste de materiais usados para dentes artificiais. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2014, vol.62, n.3, pp.229-234. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-8637201400030000012170.

OBJETIVO:

Avaliar a resistência ao desgaste por abrasão de três marcas comerciais de dentes artificiais de resina acrílica disponíveis no mercado nacional (Biotone(r), Vipi Dent Plus(r) e Artiplus(r)) por meio de uma nova metodologia.

MÉTODOS:

Os corpos de prova foram produzidos pelos fabricantes, com resina incisal em forma de incisivos centrais superiores (n=27). Esses dentes foram incluídos em resina acrílica ativada quimicamente dentro de uma matriz de metal isolada para confecção dos corpos de prova, e depois aplainados em torno mecânico e refinados com lixa d'agua manualmente. O ensaio do desgaste foi realizado em uma máquina experimental presente na fábrica de produtos odontológicos Vipi. No "Método Pirassununga" uma esfera metálica polida de 4,8 mm de diâmetro presa em um dispositivo que rotaciona, passa sobre os corpos de prova que estão fixos, em ciclos que podem ser programados, e tendo água destilada como lubrificante e pressão de 5N. O sulco provocado pela abrasão em cada corpo de prova foi analisado de duas maneiras: Leitura em microscópio para determinar a largura e a profundidade do sulco provocado pela esfera e rugosímetro de leitura a laser, do qual foi obtido o valor Rt.

RESULTADOS:

Por meio do teste não paramétrico de Kruskal Wallis observou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre as medianas das marcas avaliadas nos ciclos realizados (p=0,936).

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que a marca comercial Artiplus(r) tem uma menor tendência ao desgaste do que as marcas comerciais Biotone(r) e Vipi Dent Plus(r), evidenciando o melhor desempenho do polímero IPN.

Keywords : Resinas acrílicas; Dente artificial; Polímeros; Desgaste dos dentes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )