SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1Clinical application of adhesive systems - a critical review: biomimetic approachTissue adhesive in free gingival graft author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

SOUZA, Isabela Fernandes et al. Sialolitíase de glândulas salivares menores. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2015, vol.63, n.1, pp.63-68. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720150001000092592.

A sialolitíase, ou cálculo salivar é uma doença de glândulas salivares, caracterizada pela formação de estrutura mineralizada no interior dos ductos salivares excretores ou no próprio parênquima glandular. A glândula submandibular é acometida em aproximadamente 80% dos casos seguida das glândulas parótida e sublingual. Embora raro o cálculo salivar também pode ocorrer em glândulas salivares menores. O lábio superior e a mucosa oral são os sítios de envolvimento de maior frequência, embora possam desenvolver-se em qualquer região da cavidade oral que contenha glândulas salivares menores. O tratamento baseia-se na remoção cirurgia, com prognóstico favorável. Este artigo apresenta três casos raros de sialolitíase de glândula salivar menor localizados em lábio superior e inferior, abordando as características clínicas e sua relação com os achados microscópicos, diagnóstico e formas de tratamento. A etiologia da lesão e fatores que devem ser considerados para o diagnóstico, tratamento adequado e um melhor prognóstico são discutidos neste estudo.

Keywords : Glândulas salivares menores; Patologia bucal; Cálculos das glândulas salivares.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )