SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Radical management of aggressive lesions: a case report of recurrent ameloblastomaOral rehabilitation in a patient with special needs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

RUSCHEL, Henrique Castilhos; DIAMANTE, Michelle  and  KRAMER, Paulo Floriani. Hipo-hiperdontia: relato de caso. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2015, vol.63, n.3, pp.331-336. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720150003000121063.

A ocorrência de hipodontia - ausência de dentes - e hiperdontia - presença de dentes a mais - em um mesmo paciente é uma condição pouco freqüente na clínica odontológica. O diagnóstico precoce e a realização de um tratamento adequado são muito importantes para a abordagem deste tipo de anomalia na dentição mista. A abordagem dependerá da complexidade de cada caso e do momento de diagnóstico da condição. Nesse artigo é relatado um caso de uma paciente com 11 anos de idade com a ausência dos incisivos laterais permanentes superiores e dos segundos pré-molares inferiores, concomitante com a presença de um dente supranumerário na região de incisivo lateral superior direito. Com base no exame físico e radiográfico chegou-se ao diagnóstico de hipo-hiperdontia. As condutas para o diagnóstico e tratamento do caso são abordadas e discutidas. O tratamento adotado foi a remoção do dente supranumerário e a transformação estética dos caninos permanentes superiores em incisivos laterais.

Keywords : Anodontia; Anormalidades dentárias; Dente supranumerário.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )