SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Hypo-hyperdontia: a case reportBotryoid odontogenic cyst: case report with etiopathogenic, diagnostic and therapeutic considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

DERCELI, Juliana dos Reis et al. Tratamento reabilitador em paciente especiaL. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2015, vol.63, n.3, pp.337-342. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-86372015000300013762.

A paralisia cerebral é uma anormalidade causada por lesões no sistema nervoso central que podem ocorrer durante o período pré, peri ou pós-natal. É caracterizada por alterações múltiplas como o comprometimento da fala, da coordenação motora e corporal, do equilíbrio, do intelecto e da mastigação e deglutição. Devido aos movimentos anormais da musculatura facial, juntamente com o comprometimento da função de autolimpeza, o paciente pode apresentar quadros de patologia bucal como a cárie, a doença periodontal e a perda dental. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso clínico de um paciente portador de paralisia cerebral com ausência dos incisivos centrais superiores, portador de prótese removível e com um quadro de candidose bucal. Foi realizada a moldagem dos arcos superior e inferior e as radiografias periapicais. Pôde-se observar que os incisivos laterais apresentavam reabsorção radicular, o que contra indicava a sua utilização como pilares para prótese fixa. Devido às condições sócio-econômicas e limitações relacionadas a paralisia cerebral, foi confeccionada uma prótese adesiva e, para a candidose bucal foi instituído o tratamento com solução de Nistatina. O resultado do tratamento foi estética e funcionalmente adequado para o paciente.

Keywords : Paralisia cerebral; Candidíase bucal; Reabilitação bucal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )