SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Durability of the adhesive cementation to the dentin substractOsseointegration of machined and anodized implants under the influence of nicotine índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versión impresa ISSN 0103-6971versión On-line ISSN 1981-8637

Resumen

TAVARES, Gilvan Cutrim et al. Resistência de união de uma cerâmica vítrea cimentada à estrutura de zirconia: influência da estratégia de união. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2016, vol.64, n.2, pp.140-147. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720160002000033111.

Objetivo

Avaliar a resistência de união por cisalhamento (RU) de uma cerâmica de dissilicato de lítio (CDL) à zircônia (Y-TZP) utilizando diferentes estratégias de cimentação.

Métodos

Cilindros de CDL foram cimentados à estrutura de Y-TZP de acordo com os seguintes sistemas adesivos (SA)/ Cimentos resinosos (CR) (n=15): U: CR autoadesivo de cura dual; AMBAR: SA contendo monômeros fosfatados (MF) + CR convencional de cura dual; SBU: SA contendo MF/silano + RC de cura fotoativada; ALLB: SA contendo MF/silano + CR de cura dual. Os corpos de prova foram submetidos ao teste de cisalhamento em máquina universal de ensaios (0.5 mm/min). Os dados (MPa) foram submetidos a ANOVA a um critério e teste de Tukey (α = 0,05).

Resultados

Observou-se que os grupos SBU e ALLB promoveram valores de RU estatisticamente superiores ao grupo U, no qual observou-se a menor média de RU. Para o grupo AMBAR, valores de RU intermediários foram encontrados, os quais não diferiram dos demais grupos.

Conclusão

Independente do cimento resinoso, o uso de sistemas adesivos contendo monômeros fosfatados em sua composição promoveram resistência de união superior ao cimento resinoso autoadesivo.

Palabras clave : Cerâmicas; Adesivos dentinários; Cimentos de resina; Resistência ao cisalhamento..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )