SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Degenerative bone changes in TMJ assessed by cone beam computed tomographyMolar incisor hypomineralization: an aesthetic conservative restorative approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

SANTOS, Julianna Larissa de Sousa et al. Condutas adotadas por cirurgiões-dentistas frente à cárie oclusal em dentes decíduos. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2016, vol.64, n.2, pp.179-185. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720160002000082894.

Objetivo

Avaliar a conduta de cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família do município de Campina Grande, Paraíba, Brasil, frente à cárie oclusal em dentes decíduos.

Métodos

Foi um estudo observacional, transversal, censitário e descritivo no qual 33 profissionais responderam a um questionário que avaliou suas condutas diante de cáries oclusais em esmalte e dentina de dentes decíduos, em diferentes situações de risco. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial (Teste Exato de Fisher com nível de significância de 5%). A concordância inter-examinador foi avaliada pelo Teste Kappa de Cohen.

Resultados

Para a cárie crônica em esmalte de dentes decíduos com baixo risco/atividade de cárie a conduta de eleição foi preventiva, sendo a aplicação de flúor a mais citada (39,3%). Nos casos de cárie ativa em dentina em dentes decíduos com alto risco/atividade de cárie e de cárie ativa em dentina de dentes decíduos com baixo risco/atividade de cárie, a conduta invasiva foi a mais indicada (93,9% e 78,8%, respectivamente), sendo a remoção total do tecido cariado (74,2%) e restauração com ionômero de vidro (69,2%) as respostas mais frequentes. A concordância inter-examinador foi moderada (k=0,44).

Conclusão

As condutas adotadas pelos profissionais variaram bastante, havendo uma preferência por condutas caráter invasivo em situações onde a preservação da estrutura dentária era o mais indicado.

Keywords : Cárie dentária; Condutas na prática dos dentistas; Dente decíduo..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )