SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue2Osteoblastoma in the retromolar region: a case reportSuccessful in a conservative treatment of osteoradionecrosis of the jaw: a case report and review of literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

MARIANO, Ronaldo Célio et al. Cistadenocarcinoma papilar mucinoso: tumor maligno raro em glândula salivar menor. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2016, vol.64, n.2, pp.207-211. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720160002000133117.

Descrição do caso clínico de um cistadenocarcinoma papilar mucinoso, tumor maligno extremamente raro em glândula salivar e de difícil diagnóstico, em um paciente geriátrico. Paciente com 86 anos foi encaminhado para tratamento com lesão nodular na parte interna do lábio inferior do lado esquerdo estendendo-se para a mucosa jugal sem qualquer aspecto clínico de malignidade. A lesão era assintomática, apresentava consistência flácida e crescimento lento. Apesar das características clínicas favoráveis, após a remoção cirúrgica, o diagnóstico foi de cistadenocarcinoma papilar mucinoso. Entretanto, a atipia celular encontrada foi considerada leve e a reação imunohistoquímica para o Ki67 baixa, indicando uma baixa taxa de proliferação do tumor. A avaliação médica confirmou a ausência de transtornos sistêmicos e de metástases a distância. Apesar de se tratar de uma lesão maligna, devido ao baixo grau de proliferação do tumor e o acompanhamento cuidadosos realizado houve uma evolução favorável após o tratamento conservador após um período de acompanhamento de 11 anos e 6 meses.

Keywords : Cistadenocarcinoma; Neoplasias; Glândulas salivares..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )