SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Incidental findings in patients evaluated with cone beam computed tomography for orthodontic treatmentAnticoagulant effects of phytotherapeutic drugs and their importance in surgical dental procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 1981-8637On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

BORGES, Tássia Silvana et al. Higiene bucal, hábitos alimentares e prevalência de cárie dentária em adolescentes da zona rural e urbana no Rio Grande do Sul, Brasil. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.2, pp.139-147. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720170002000073255.

Objetivo:

Verificar a condição de higiene bucal, hábitos alimentares e prevalência de cárie dentária em adolescentes, relacionando tais hábitos e comparando residentes da zona rural e urbana.

Métodos:

Estudo transversal, composto por 623 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 12 e 17 anos do município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados através de questionários sociodemográficos e exame clínico odontológico. Realizou-se análise descritiva das variáveis de exposição e desfecho. A análise bivariada foi realizada através de teste de qui-quadrado.

Resultados:

A prevalência de cárie foi de 63,6%, na qual os adolescentes da zona rural apresentaram prevalência de 70,7% e os da zona urbana 56,4%. O grau de instrução materna ≤4 anos e a classe socioeconômica B1/B2 e C1/C2 apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as zonas de moradia. Entre as variáveis demográficas, a zona rural apresentou maior prevalência de cárie.

Conclusão:

Os resultados evidenciaram alta prevalência de cárie entre os adolescentes e indicam uma correlação da prevalência com a baixa escolaridade materna, classe socioeconômica (média a baixa) e a residência na zona rural. Deve-se compreender que, enquanto não for levado em consideração a multifatoriedade e a ação estratificada da doença cárie, as ações implementadas continuarão falhando e frustrando as expectativas estabelecidas pelas entidades governamentais.

Keywords : Adolescente; Cárie dentária; Epidemiologia..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )