SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Use of botulinum toxin type a in temporomandibular disorderThe role of the dentist in the diagnosis of ectodermal dysplasia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 1981-8637On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

ROCHA, Jenifer Garcia et al. Dente natal em recém-nascido pré-termo: relato de caso. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.2, pp.156-160. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720170002000103335.

O baixo peso ao nascer e a prematuridade podem estar associados ao atraso na erupção dental na dentição decídua; não obstante esta relação, têm sido relatados na literatura casos de recém-nascidos pré-termo apresentando dentes natais ou neonatais, embora isto seja uma ocorrência rara. O objetivo foi apresentar o relato de dente natal em um recém-nascido pré-termo, analisando a singularidade deste caso em contraponto ao atraso na erupção dental usualmente observado em associação à prematuridade. Relato do caso: O recém-nascido, sexo feminino, com idade gestacional de 36 semanas e 3 dias, peso ao nascimento de 2.300g, foi atendido no projeto de extensão “Estratégias de Promoção de Saúde Bucal para Bebês” vinculado à disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal do Espirito Santo, encaminhado pelo setor de neonatologia e pediatria do hospital universitário por apresentar um dente erupcionado desde o nascimento. Ao exame clínico constatou-se, na região correspondente aos incisivos centrais inferiores, a presença de um dente natal erupcionado e um dente homólogo recoberto pelo tecido gengival. A radiografia periapical evidenciou os elementos 71 e 81. Como estavam bem implantados e não interferiam na amamentação, estes dentes foram mantidos. A mãe foi orientada a retornar à clínica caso ocorressem ulcerações na língua do bebê ou fissuras mamilares, havendo relato negativo quanto à ocorrência de alterações, até os dois meses de idade. A ocorrência de dente natal é rara, mas pode estar presente em recém-nascido pré-termo, apesar da associação entre prematuridade e atraso na erupção dental na dentição decídua.

Keywords : Prematuro; Dentes natais; Erupção dentária..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )