SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue2Esthetics and function: a return to the basic concepts: case reportRoot fracture in patient in the pre-liver transplantation phase author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 1981-8637On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

COSTA, Eliana Dantas da et al. Displasia fibrosa monostótica: relato de caso por meio de achados de tomografia computadorizada de feixe cônico. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.2, pp.180-184. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720170002000143087.

A displasia fibrosa é uma lesão fibro-óssea benigna em que o osso normal é substituído por tecido conjuntivo fibroso e osso imaturo, podendo afetar um único osso (monostótica) ou vários ossos (poliostótica), ocorrendo principalmente em crianças e adultos jovens. Quando presente nos ossos faciais, a maxila é envolvida com mais frequência que a mandíbula, podendo causar assimetria facial, além de complicações odontológicas. Nos exames por imagem a característica principal da displasia fibrosa é a aparência de vidro despolido. A tomografia computadorizada é o método ideal para avaliação dessa lesão e relação com estruturas adjacentes. A radiografia convencional, devido a sobreposição de estruturas anatômicas, torna difícil a delimitação da extensão da lesão. O presente estudo teve como objetivo apresentar o relato de caso de um paciente do sexo feminino, 10 anos de idade, com presença de displasia fibrosa na maxila, objetivando orientar os cirurgiões-dentistas com relação às principais características imaginológicas dessa lesão.

Keywords : Tomografia computadorizada de feixe cônico; Displasia fibrosa monostótica; Maxila..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )