SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Evaluation of the tip of standardized D0 gutta percha cones of four Rotary systems, by means of an endodontic ruler author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

SENA, Israel Alexandre De Araujo; ARAUJO, Isaac Jordão De Souza; SANTOS, Marquiony Marques Dos  and  LIMA, Isabela Pinheiro Cavalcanti. Eficácia antibacteriana in vitro de diferentes formulações de pastas de hidróxido de cálcio. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.293-298. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000013127.

Objetivo:

Avaliar a ação antibacteriana de quatro formulações de pastas de hidróxido de cálcio contra microrganismos comumente encontrados em canais radiculares infectados.

Métodos:

Para avaliar a ação antibacteriana, através do método de difusão em ágar, foram preparadas pastas de hidróxido de cálcio a partir de sua forma pró-análise dispersa em quatro veículos distintos: água destilada, paramonoclorofenol canforado, propilenoglicol e Otosporin®, testando o potencial antibacteriano destas sobre cepas de Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis e Enterococcus faecalis. Após o período de incubação, foi verificada a pre¬sença ou não de halos de inibição e seus respectivos tamanhos em três momentos: 24h, 48h e 72h. Com os dados, foi obtida uma mediana das quatro placas e o valor encontra¬do submetido à análise estatística não paramé¬trica Kruskall-Wallis, com pós-testes de Mann-Whitney e penalização de Bonferroni, ao nível de significância de 5%.

Resultados:

Apenas nas pastas com veículos paramonoclorofenol canforado e Otosporin foi observado a formação de halos de inibição significativos, com medianas de 8,0mm. Sobre as cepas de Enterococcus faecalis, somente a pasta com veículo paramonoclorofenol canforado foi observado formação de halo de inibição significativo, com mediana de 3,0mm.

Conclusão:

Os veículos Otosporin e PMCC possibilitam maior potencial antimicrobiano ao hidróxido de cálcio frente às bactérias estudadas. No entanto, somente a associação Ca(OH)2 e PMCC foi efetiva contra todas as cepas, e assim pode ser considerada como a formulação de pasta de maior efetividade antimicrobiana neste estudo.

Keywords : Cavidade pulpar; Hidróxido de cálcio; Odontologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )