SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Evaluation of the tip of standardized D0 gutta percha cones of four Rotary systems, by means of an endodontic rulerImmediate loading over lower prosthesis in edentulous mandibles: comparison between two types of prosthetic connection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

DUARTE, Gabriel Lúcio Calazans et al. Efeito de métodos de acabamento e polimento sobre a rugosidade superficial de resinas acrílicas autopolimerizáveis. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.303-307. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-86372017000200003241.

Objetivo:

Avaliar a rugosidade superficial de duas marcas de resina acrílica autopolimerizável (Clássico Dencor® e Duralay®) com dois diferentes métodos de acabamento e polimento (convencional e através do kit de acabamento e polimento da Dhpro®).

Métodos:

Um total de 20 corpos de prova (10 de cada marca) foi obtido através de moldes em Silicona de Condensação Zetalabor® - Zhermak. Após a polimerização, os 20 blocos de resina foram divididos ao meio e submetidos a dois tipos de acabamento e polimento, um em cada extremo. Os tipos de acabamento e polimento foram: convencional (em torno mecânico) e através do kit de acabamento e polimento da Dhpro®. Após acabados e polidos, os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de rugosidade superficial através de um Rugosímetro e analisados por meio do teste “t” de Student.

Resultados:

Existe diferença significativamente estatística entre os polimentos, não relacionada à marca da resina acrílica. O polimento convencional atingiu um nivel de 0,12 µm em ambas as resinas e o polimento da DhPro® apresentou rugosidade um pouco acima de 0,2 µm.

Conclusão:

O polimento convencional é superior ao kit DhPro®, por atingir níveis de rugosidade mais baixos. Não existe diferença significativa entre as resinas acrílicas quanto à rugosidade superficial após os processos de acabamento e polimento.

Keywords : Resinas acrílicas; Polimento dentário; Estética dentária.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )