SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Does erosive tooth wear affect the oral health-related quality of life of preschool children?Work process of an oral health team according to the dentists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

ANDRAUS, Sílvia Helena Campos; FERREIRA, Raquel Conceição; AMARAL, João Henrique Lara do  and  WERNECK, Marcos Azeredo Furquim. Organização de ações de saúde bucal na atenção básica a partir da perspectiva de gestores em saúde bucal e cirurgiões dentistas: processo de trabalho, planejamento e controle social. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.335-343. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720170002000083354.

Objetivo:

Avaliar a percepção de gestores e cirurgiões dentistas acerca das principais dificuldades de organização das ações de Saúde Bucal na atenção básica, na microrregião de Ituiutaba (MG), referentes ao processo de trabalho, integralidade, gestão, planejamento e controle social.

Métodos:

Estudo de caso de natureza qualitativa, com realização de entrevistas com os gestores de saúde bucal de cada município e Grupo Focal com cirurgiões dentistas. Análise dos resultados realizada com o emprego do método de análise de conteúdo proposta por Bardin.

Resultados:

A gestão do planejamento e do processo de trabalho dos serviços de Saúde Bucal caracteriza-se por ações isoladas, baixo apoio institucional e processos autoritários verticalizados. No âmbito da atenção básica, não há integralidade e intersetorialidade. Os gestores e os cirurgiões dentistas têm pouco acesso aos indicadores e parâmetros que são fundamentais aos diagnósticos iniciais do planejamento. Ainda predomina o modelo de atenção baseado na demanda espontânea.

Conclusão:

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica significou o momento de maior possibilidade de superação do atual modelo, com a instauração de novas formas de organizar o trabalho, de produzir, registrar informações, de planejar e implantar as ações. O controle social praticamente inexiste.

Keywords : Participação comunitária; Planejamento em saúde; Administração de serviços de saúde; Integralidade em saúde; Saúde bucal; Trabalho.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )