SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4The Manzi projection: an imaging method used in dentistry for differential diagnosis of atheromaOrthokeratinized odontogenic cyst associated with multinucleated giant cell reaction: report of unusual findings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

SOUZA, Denis Pimenta e; JUNQUEIRA, José Luiz Cintra  and  RAITZ, Ricardo. Osteocondroma do côndilo da mandíbula: relato de caso clínico. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.371-375. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000133542.

Osteocondroma é um dos tumores ósseos mais comuns, mas raramente acomete o côndilo mandibular. Dependendo dos sintomas e duração do Osteocondroma o manejo da lesão pode variar desde a excisão do tumor até a realização da condilectomia com a remoção do tumor. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de Osteocondroma acometendo o côndilo da mandíbula em um paciente de 39 anos de idade, ressaltando as etapas para a realização do diagnóstico, procedimentos cirúrgicos e follow-up de 3 anos. Ao exame clínico observou-se severo desvio mandibular para o lado direito, desoclusão do lado esquerdo, abertura de boca reduzida, abrasão dentária compatível com bruxismo e classe III. Após a realização de tratamento cirúrgico e o período de acompanhamento de 3 anos foi possível observar a resolução do caso em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico. Conclusão: Pode-se concluir que a terapia proposta resultou em sucesso e o paciente continua em acompanhamento periódico.

Keywords : Tomografia computadorizada de feixe cônico; Osteocondroma; Diagnóstico; Tratamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )