SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue4Mandible condyle osteochondroma: clinical case reportRemovable partial denture with attachment as a treatment option in patients with cleft lip and palate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

BRITO, Lívia Natália Sales et al. Cisto odontogênico ortoceratinizado associado à reação de células gigantes multinucleadas: relato de achados incomuns. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.4, pp.376-379. ISSN 1981-8637.  https://doi.org/10.1590/1981-863720170002000143201.

Os cistos odontogênicos ortoceratinizados são cistos de desenvolvimento de origem odontogênica, de baixa frequência, etiopatogenia desconhecida e baixa taxa de recorrência. Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiolúcida em região posterior de mandíbula. O objetivo deste artigo é descrever um caso não usual de cistos odontogênicos ortoceratinizados, que exibia, radiograficamente, focos radiopacos semelhantes à calcificações, no interior da lesão, sugerindo diagnóstico clínico de fibro-odontoma ameloblástico. Após a biópsia incisional e análise microscópica, o diagnóstico conclusivo foi de cistos odontogênicos ortoceratinizados. Observou-se que os focos radiopacos estavam associados, microscopicamente, a presença de uma reação de células gigantes multinucleadas por corpo estranho. O paciente foi tratado cirurgicamente, sob anestesia local, com acesso intrabucal para remoção total da lesão, com o restabelecimento da estética e sem sinais de recidiva após 24 meses. A importância do conhecimento deste tipo de reação dar-se pelo risco de mimetizar uma lesão potencialmente mais agressiva, direcionando a escolha do tratamento da lesão.

Keywords : Células gigantes; Cistos odontogênicos; Patologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )