SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Maltodextrina e cárie dentária: uma revisão de literaturaCranioplastia com uso do Polimetilmetacrilato (PMMA) autopolimerizável pelo processo de moldagem convencional: relato de caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

MORAES, Paulo de Camargo et al. Canais bífidos: identificação de três casos por meio de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2018, vol.66, n.3, pp.263-266. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-8637201800030000113693.

O objetivo deste trabalho é apresentar três casos clínicos de canais mandibulares bífidos, diagnosticados em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) e discutir as possíveis implicações clínicas destas variações. O primeiro caso relatado é bastante interessante devido à variação anatômica diagnosticada em uma radiografia panorâmica, indicada para o planejamento ortodôntico. A ocorrência do canal bífido mimetiza o aspecto de um tumor odontogênico. A presença de canal bífido no segundo e no terceiro caso clínico foi identificada durante a avaliação tomográfica para a exodontia de terceiros molares. O diagnóstico de canais bífidos é de grande relevância para evitar possíveis complicações durante a realização de cirurgias, instalação de implantes dentários e falhas de anestesias durante os procedimentos cirúrgicos que podem provocar dor, parestesia e sangramento. Além disso, estas variações anatômicas podem ser confundidas com lesões ósseas.

Palavras-chave : Diagnóstico; Cirurgia bucal; Nervo mandibular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )