SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Acantose glicogênica na boca clinicamente presente como placa brancaSarcoma de Ewing: achados imaginológicos de um paciente com tumor primário no femur e metástase mandibular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

KLUPPEL, Leandro et al. Complicações associadas às cirurgias de bichectomia. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2018, vol.66, n.3, pp.278-284. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-8637201800030000143488.

Este trabalho teve por objetivo levantar na literatura aspectos referentes ao corpo adiposo bucal denominado de Bola de Bichat quanto à anatomia da área, as aplicações clínicas da referida gordura e as possíveis complicações cirúrgicas da remoção da mesma, e relatar uma série de casos de remoção estética do corpo adiposo bucal que tiveram complicações. As estruturas anatômicas mais importantes que circundam o corpo adiposo bucal e estão muitas vezes envolvidas nas complicações da cirurgia de remoção são os ductos da glândula parótida, ramos do nervo facial, vasos sanguíneos e tecidos musculares. As aplicações clínicas do corpo adiposo bucal na área da odontologia são para fins estéticos removendo ou reposicionando-o, remoção para evitar trauma intra-oral, “mordiscamento”, devido ao seu volume e reposicionamento pediculado para proteger ou usar como enxertia. Complicações do procedimento cirúrgico de remoção do corpo adiposo bucal não são frequentes, no entanto, hematoma, infecção, lesão do nervo facial, lesão dos vasos faciais podem vir a ocorrer. E as terapêuticas envolvidas nesta eventualidade compreendem terapêutica medicamentosa, drenagem, laser terapia e compressas.

Palavras-chave : Tecido adiposo; Odontologia; Face; Cirurgia geral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )