SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número3Complicações associadas às cirurgias de bichectomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

AMARAL, Fabrício Rezende et al. Sarcoma de Ewing: achados imaginológicos de um paciente com tumor primário no femur e metástase mandibular. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2018, vol.66, n.3, pp.285-289. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-8637201800030000153497.

O Sarcoma de Ewing é uma malignidade óssea primária comum que usualmente afeta crianças e adultos jovens. O Sarcoma de Ewing tem predileção por homens e acomete na maioria das vezes a diáfise dos ossos longos e a pelve. Raramente esse tumor afeta a região de cabeça e pescoço. Histologicamente essa neoplasia é composta por células redondas e há evidências de uma origem neuroectodérmica. Os Achados radiográficos do SE mostram uma lesão osteolítica que não é característica patognomonica. A associação dos métodos convencionais, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética combinadas com cintilografia ou tomografia por emissão de positron são essenciais para o correto diagnóstico e tratamento. Desta forma,o objetivo desse trabalho é apresentar os achados imaginológicos de um paciente que apresentou Sarcoma de Ewing primário no femur e uma metástase mandibular após dezoito meses e discutir a importância dos métodos de imagem adequados para um correto diagnóstico, tratamento e consequentemente o prognóstico.

Palavras-chave : Sarcoma de Ewing; Mandíbula; Imagem por ressonância magnética; Tomografia computadorizada por raios X; Tomografia por emissão de positron.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )